Como escolher a melhor empresa para criar o site da sua empresa?

Além do design e desenvolvimento de sites, muitas empresas de criação de sites oferecem copywriting e serviços de marketing digital, tal como gestão de redes sociais...
1. Que serviços a empresa oferece?

Além do design e desenvolvimento de sites, muitas empresas de criação de sites oferecem copywriting e serviços de marketing digital, tal como gestão de redes sociais, SEO ou campanhas Adwords. Embora seja muito comum assumir que todos esses serviços estão relacionados, e na verdade estão, na verdade são serviços muito diferentes que exigem um conjunto de competências muito especificas e distantes.

Não assuma que uma empresa é boa, só porque oferece os serviços todos. Seria ótimo ter uma empresa que gerisse todo o trabalho digital da sua empresa, mas mais importante é obter um resultado sólido.

2. Criam sites com design personalizado ou usam o mesmo modelo para todos?

Muitas vezes, as empresas de criação de sites oferecem personalizações que não vão muito para além de colocar o logo da marca e alterar as cores do layout. Mas o design do seu site deve ser personalizado para que transmita a imagem da sua empresa e seus serviços. Fuja daqueles velhos layouts conhecidos, que torna os sites todos iguais. Preços muito baixos, prazos muito curtos e sem consultas com o cliente são sinais que a empresa pretende criar um site ‘padrão’.

3. Fornecem exemplos de sites que a empresa criou?

Observar o estilo de design desses sites vai ajudá-lo a avaliar o tipo de sites que desenvolvem. Observe também o desempenho dos sites, se a navegação é fácil de usar, se os sites são bem elaborados, se o design é actual e moderno, se espelha o tipo de empresa e se passa confiança e profissionalismo.

4. Como é que será gerido o meu projeto?

Normalmente, um processo de desenvolvimento de site inclui 5 etapaslevantamento de requisitos, design, desenvolvimento do site, testes e lançamento. Pergunte se terá uma pessoa de referência que fique responsável pelo seu projecto e que possa contactar sempre que precisar.

5. Como é definido o preço do serviço de criação de sites?

A estrutura de preços do desenvolvimento de sites varia entre as empresas, por isso, pergunte se será em regime de mensalidade, orçamento em regime de projecto fechado (paga apenas uma vez), ou um serviço pago à hora. Tenha em mente que o preço é baseado na experiência e no conhecimento dos intervenientes na criação do site, mas também nas características e qualidade do site em si. O preço está de acordo com a qualidade do trabalho da empresa, da dedicação que oferecem ao seu projecto e no empenho na satisfação do cliente. À semelhança da indústria automóvel, carros há muitos, mas dificilmente paga o mesmo por um Porsche que paga por um Fiat.

6. O que precisam de saber sobre a minha empresa para começar ?

Normalmente, precisamos de conhecer o seu modelo de negócio e qual o principal objetivo do site. Pode fornecer imagens, texto ou outro conteúdo que deseja presente no seu site. Tal como, exemplos de sites que goste e que identifique quer em termos de imagem, quer de estrutura e funcionalidades com a sua marca.

7. Quantas páginas terá o meu site ?

Essa não deve ser a base para a criação de um site, deverá ser definido de acordo com o objectivo do seu site, a sua empresa e quais as funcionalidades que estarão presentes no site da sua empresa. Normalmente, a grande maioria dos sites possuem páginas padrão, como: Sobre nós, Contactos, Perguntas frequentesPrivacidade e Termos e condições. Mas em diversos casos poderá fazer sentido uma página de Produtos ou Serviços, Blog, Estudos de Caso ou Depoimentos, Galeria de Fotos, … são decisões que devem ser ponderadas e não atribuir o número de páginas de forma fixa e padronizada.

8. Até que ponto a minha opinião sobre o design do meu site vai ser tida em conta ?

Durante a reunião inicial, a empresa deve definir não só os requisitos do desenvolvimento do site, mas deve também fazer perguntas para ter uma ideia do seu negócio, o tom e o estilo que deseja passar e os tipos de estilos de sites que mais gosta. Isso dará uma ideia do tipo de imagem que procura, mas também por exemplo a abordagem que quer ter em termos de contacto com o seu cliente. A empresa deve-se preocupar acima de tudo com a satisfação do cliente, para que este fique com o site ao seu gosto e que melhor funciona no seu sector e para o seu público alvo.

9. O que acontece se eu não gostar do design inicial?

Geralmente, existem duas opções, ou o projecto apresenta um número ilimitado de alterações (dentro do bom senso) ou apresentam um determinado número de revisões pré-definido (por exemplo até duas versões). Também existem algumas empresas que apresentam hipóteses em algumas cores propostas, layout de design, imagens e tipos de letra, e escolhe dentro daquela oferta.

10. O meu site será construído por forma a poder ser alterado conforme meu negócio cresce ?

É fundamental que seu website tenha espaço para crescer, especialmente se a sua empresa puder adicionar novos produtos ou serviços no futuro, isto de forma gratuita e sem precisar de terceiros. Informe-se sobre a escalabilidade do design e das funcionalidades do seu site, e se a qualquer momento podem ser acrescentados novas características sem precisar de pagar um total redesenho do site.

11. O site será compatível com telemóveis, tablets e computador?

A criação do site compatível com dispositivos mobile é completamente obrigatória para qualquer empresa. As pesquisas por telemóvel continuam a crescer e já pouco são os que não andam com um smartphone por perto (ou são mesmo dependentes dele). Descubra qual a solução que a empresa oferece em termos de adaptação ao mobile, se é um design responsive e criado por forma a fornecer a melhor experiência ao utilizador.

12. O site será desenvolvido para otimização de motores de busca?

Existe um conjunto de boas práticas em termos de desenvolvimento técnico que devem ser cumpridos por forma a que o seu site permita a otimização para os motores de busca (SEO). Seja em termos de estrutura do site, de criação de url´s, de presença de meta título e meta data para cada página, ou mesmo outras questões de foro completamente técnico de programação, mas com importância fundamental. Mesmo quando a empresa em questão não fornece serviços de SEO, assegure-se que o seu site fica preparado para essa otimização.

13. Fazem registo de domínio ?

Antes de um site ser lançado na web, precisa de um nome, de um domínio (ex: www.nomedaempresa.pt). As empresas que criam sites podem disponibilizar este serviço, registo de domínio, compra e configuração do mesmo. Tal como informa-lo da data de renovação anual (ou de acordo com o período contratado inicialmente). Mas se já tem um domínio, a empresa vai criar o seu novo site usando o domínio que já tem.

14. As funcionalidades do meu site serão testada antes de ser publicado ?

É fundamental haver uma fase de testes antes da publicação. Todos os projectos desenvolvidos por nós passam pela equipa de testes, é uma das fases fundamentais para o sucesso. Mas também o próprio cliente tem oportunidade de testar o seu próprio site antes de se publicado. Depois de publicado, qualquer erro que possa surgir é rapidamente resolvido.

15. Fazem integração do site com as redes sociais ?

Actualmente, poucos serão os negócios os quais não fazem sentido integração com as redes sociais. Se escolhe o Linkedin, o Facebook, o Instagram, o Tweeter,… A escolha da rede social depende exclusivamente dos objectivos da sua empresa e, onde estão os seus clientes. Questione se esta funcionalidade está incluída no preço, ou se apenas está disponível para pacotes mais premium de serviços.

16. O site será desenvolvido para otimização de motores de busca?

Existe um conjunto de boas práticas em termos de desenvolvimento técnico que devem ser cumpridos por forma a que o seu site permita a otimização para os motores de busca (SEO). Seja em termos de estrutura do site, de criação de url´s, de presença de meta título e meta data para cada página, ou mesmo outras questões de foro completamente técnico de programação, mas com importância fundamental. Mesmo quando a empresa em questão não fornece serviços de SEO, assegure-se que o seu site fica preparado para essa otimização.

17. Oferecem manutenção contínua do meu site depois de publicado ?

À medida que a tecnologia e as tendências mudam, pode querer alterações no site ou incluir novas funcionalidades no seu site. Isso pode incluir mudanças de conteúdo ou a actualização de design. Pergunte como são fornecidos este tipo de serviços, através de uma mensalidade fixa, através de pack de horas ou orçamentado quando preciso. Descubra se terá que pagar para actualização de textos e imagens ou se vai poder fazê-lo gratuitamente.

18. Vou ter acesso as estatísticas do meu site sem depender da vossa empresa ?

Actualmente, são vários os softwares que medem o desempenho dos sites. O mais utilizado continua a ser o Google Analytics, é assim importante que o seu site tenha a integração com este software facilitada. E apesar de algumas empresas de marketing precisarem de acesso a essas contas, deve manter ou pedir sempre o seu acesso para que possa consultar as estatísticas do seu site em qualquer momento.