STORYTELLING – 6 ANÚNCIOS QUE CONTAM HISTÓRIAS
Já pensou em vender sem falar nos seus produtos ou serviços? Descubra o mundo do Storytelling e inspire-se com estes 6 anúncios. .
A arte de contar histórias é uma ferramenta poderosa no Marketing!
- The Hair Gardener – Lisb-On (PT)
- Cara de Licor Beirão – Licor Beirão (PT)
- Kenzo World – Kenzo
- Unlimited You – Nike
- Before it Became a Medicine – Pfizer
- Thank You, Mom – P&G
Por vezes perguntam-me o motivo de usar tantos anglicismos nas minhas frases, quer na escrita, quer oralmente. Às vezes não tenho grande paciência para responder, acabando por me resumir à afirmação: “Porque sou parvo”.
Acontece que, embora a afirmação supra não seja de todo incorreta, existem muitas palavras em inglês que sintetizam frases em português. Storytelling é uma delas.
Storytelling significa, nada mais nada menos, “a capacidade de contar histórias de uma forma relevante”. A palavra é originária da expressão inglesa: “tell a story” (contar uma história).
Quando ouvimos histórias, por norma, temos dois tipos de reação: ou comprimimos o maxilar até doerem os 23 músculos da cara (para que a pessoa não se aperceba da vontade sobrenatural que temos de bocejar), ou simplesmente viajamos por cada palavra que seja proferida.
A arte de contar histórias é uma ferramenta poderosa no Marketing. A grande maioria das empresas deixou de vender o seu produto ou serviço, passando a vender histórias. Quando partilhamos um vídeo de uma determinada marca nas redes sociais, muito provavelmente não é por sermos fãs incondicionais dos seus produtos, mas por sentirmos que, de alguma forma, aquela história desperta em nós as mais variadas emoções.
Após esta breve introdução, sobre o que é o Storytelling, trago-vos 6 anúncios de marcas que utilizaram esta técnica